Cada hora a mais que uma criança passa sentada em frente à TV significa um aumento em sua circunferência abdominal. Os estudiosos registraram também que o hábito prejudica a musculatura e diminui o desempenho nas atividades físicas. Na verdade, nós já conhecíamos a relação entre o costume de ver muita televisão e o aumento da gordura corporal dos alunos de 2 até 10 anos. No entanto, esse é o primeiro estudo que descreve com precisão de que maneira essa associação é estabelecida.
Tv+Alimentação
Quanto mais tempo uma pessoa passa em frente à televisão, pior é a qualidade daquilo que come. O aparelho está associado a um maior consumo de alimentos supérfluos, como salgadinhos, pipoca e doces, fazendo com que a criança ganhe peso e fique mais suscetível a diversas patologias. Em frente à televisão contribui para o aumento da pressão sanguínea das crianças. Isso sem falar que comer diante da TV impede que o cérebro registre a saciedade, já que está distraído com as cores e os sons da telinha. Resultado: sem perceber que está satisfeita, a criança tende a comer mais e mais.
Programa ideal: Desligar a TV na hora das refeições é uma mudança de hábito que exige força de vontade e paciência, mas vale a pena. Adultos e crianças que compartilham as refeições com regularidade podem ser beneficiados em termos nutricionais e de bem-estar físico e emocional. Os baixinhos e os adolescentes têm benefícios extras, como ampliação do vocabulário e o dobro de chances de tirar boas notas na escola.
Tv+ Aprendizagem
É fato que as crianças aprendem e desenvolvem mais o cérebro brincando do que assistindo à TV, Não é recomendado que crianças fiquem horas diante do aparelho e deixem de passear, ler e brincar ao ar livre. Mas devam ter um horário para assistir aos seus programas preferidos.
Programa ideal: Reúna a família e explique a decisão em relação ao tempo e aos programas que seu filho pode assistir. Leituras e jogos são opções ótimas para substituir a TV. E que tal se associar à biblioteca pública do bairro? O serviço é gratuito. Frequentar o local estimula o pequeno a escolher o que quer ler e ainda treina a responsabilidade, pois cada livro tem uma data de devolução. Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças também são boas pedidas: divertidas, as atividades desenvolvem o raciocínio e a concentração.
Tv+Saúde emocional
Hiperatividade, dificuldade no relacionamento social e problemas emocionais foram algumas questões no caso das crianças que passam duas ou mais horas por dia na frente da telinha. Não se pode negar que há entretenimentos excelentes, educativos e informativos, que estimulam a criança a aprender coisas novas. Ver TV ao lado da família pode ser um momento de recreação importante.
Programa ideal: Uma brincadeira simples, mas que costuma funcionar para trazer problemas emocionais à tona é cada um conversar sobre "a melhor coisa do dia e a mais chata". As crianças, em geral, gostam dessa comparação e acabam trazendo situações inesperadas. A parte boa quase sempre é algo que acabou de acontecer, como uma brincadeira. A chata acaba revelando uma briga com um coleguinha na escola ou hábitos que o pequeno não gosta como dormir cedo. Ouvir o lado dos pais, contando o que acham chato e divertido, é positivo, pois ajuda a criança a entender o mundo dos adultos. Outra atividade que estimula o campo emocional é ler um livro junto com o filho. A partir da história surgem assuntos que podem ser amplamente explorados.