Como ajudar os filhos com a lição de casa na quarentena?

13ABR

Como ajudar os filhos com a lição de casa na quarentena?

A gente sabe que ficar com os filhos em casa, junto com o trabalho profissional e os do lar, tem sido um desafio para muitos pais. Pensando nisso, compartilhamos algumas dicas sobre como ajudar os filhos com a lição de casa nessa quarentena. Veja só:

1.       Crie o ambiente adequado

A primeira dica parece óbvia, mas por isso mesmo pode acabar sendo esquecida! A forma como você organiza a rotina em casa, incluindo tarefas e horários, irá influenciar diretamente no ritmo das crianças. Portanto ter momento e espaço adequado para os estudos é fundamental para que eles não precisem se distrair com qualquer outra coisa que estiver acontecendo.  


2.       Ajude, mas não faça

Se a criança apresentar dificuldade, os pais devem tentar entender o motivo para conseguir ajudar. Mas o ideal é não fazer o tema de casa pela criança. Mostre como interpretar a questão, mas deixe-o tirar sozinho suas próprias conclusões. Se for preciso, aponte o erro, mas não corrija para ele. Faça uma comparação com um exercício semelhante e mostre um exemplo. 

 

3.       Aprofunde reflexões em torno da tarefa

As reflexões estão um passo além do estudo em si, porque permitem que eles agreguem significado e sentido pessoal em torno de seus conhecimentos. Uma das melhores formas de se fazer isso, é conectar as atividades com a realidade. Portanto, explique o quanto aquela matéria ou conteúdo se interliga com fatos do mundo real ou mesmo conte uma história sua, envolvendo o tema ainda que indiretamente.


Respeite o ritmo

Cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado e desenvolvimento. Por isso, é muito importante não comparar o desempenho das crianças. Pressioná-las excessivamente ou proibi-las de brincar e se divertir também não serão medidas eficazes.


5.         Elogie e motive

O incentivo é importante para que seu filho se mantenha motivado e queira continuar as atividades. Reconheça cada progresso realizado. Elogie toda vez que a criança adiantar as lições de casa, solucionar um exercício mais difícil ou ajudar um colega. Assim, ela se tornará mais confiante para continuar aprendendo.