Outubro Rosa: Prevenção é a melhor ação.

8OUT

Outubro Rosa: Prevenção é a melhor ação.

Outubro Rosa, mês em que, no mundo todo, são promovidas ações de reforço ao controle do câncer de mama.

Três pilares estratégicos para o controle da doença são trabalhados nas companhas do INCA e do MS, são eles: prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e mamografia (informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento [exame de rotina], a cada dois anos).  

A detecção precoce da doença é a forma mais efetiva de combatê-la. É comum associarem o autoexame como forma de prevenção do câncer de mama até mesmo na divulgação do Outubro Rosa. Porém, especialistas pontuam que apesar do grande apelo informativo, o autoexame não é efetivo na detecção e não pode ser substituído pela mamografia.

Como perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Por isso, toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Cuide de sua saúde, seu bem maior!

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br