Educação física nas escolas não é mera atividade recreativa, o reflexo desse pensamento equivocado está nos alarmantes números de pessoas que desenvolvem obesidade, diabetes, hipertensão entre outras doenças relacionadas ao sedentarismo. Adotar a atividade física como parte fundamental da grade escolar cria um vínculo da criança com o esporte que dificilmente será deixado de lado na vida adulta.
Com a tecnologia e da urbanização, muitos pais acham mais seguro manterem seus filhos em sua casa ou apartamento longe da prática de atividades físicas. Esse estímulo a prática esportiva ocorre invariavelmente no período escolar que ainda possui caráter obrigatório na grade curricular no Brasil.
A criança que se exercita durante o período de aulas é mais um fator que evidencia a importância da educação física no ambiente escolar. As crianças da nova geração cada vez mais adeptas de atividades que não envolvam movimento como jogar videogames e acessar a internet tem na escola a chance de tomarem gosto por atividades esportivas e terem uma melhor qualidade de vida.
É importante que os órgãos de educação, pais e diretores estejam cientes da necessidade de um profissional de educação física dentro do ambiente escolar. Apenas esse profissional possuirá o conhecimento teórico e prático que permita o desenvolvimento de atividades funcionais e lúdicas de maneira simultânea com a prática de atividades físicas.