Home Notícias
Rosário Cardoso, 44 anos, cansou de brigar com o filho Henrique, 7, para fazer a tarefa da escola. “Tem dias que explico, falo, repito e parece que ele faz de qualquer jeito de propósito. Outro dia, ele já tinha apagado as tarefas várias vezes. Quando eu estava começando a surtar, desisti e deixei que fizesse como queria”, conta. Ao final da atividade, Henrique pediu a opinião da mãe. “Perguntei se ele tinha feito o melhor que conseguia; ele me respondeu que não, mas que eu é que tinha de mandá-lo arrumar a lição”, completa. “Expliquei que eu havia tentado ajudar, só que essa não era a melhor forma de ele chamar minha atenção”, lembra.
Rosário fez certo em não fazer a lição pelo filho, porém a reação de Henrique mostra que a criança, muitas vezes, encara a lição de casa como obrigação dos pais. O ideal é incentivá-la a assumir como se fosse um compromisso só dela. Para isso, ajude seu filho a decidir o melhor horário do dia que ele julga ser bom para fazer as atividades e estabeleça isso como parte da rotina diária. Você pode ajudar, claro, desde que ele entenda que a responsabilidade é dele em primeiro lugar.
Criar uma rotina de estudos
Estudar em casa é fundamental tanto para fixar o conteúdo escolar quanto para criar o hábito. Veja qual é o papel dos pais nesse processo:
O que ajuda
- Escolher um local iluminado e arejado, sem interferências sonoras como TV, computador ou mesmo uma janela movimentada.
- Garantir acesso fácil aos materiais que serão usados para realizar os trabalhos. Se possível, deixe-os no mesmo lugar e ao alcance da criança.
- Evitar correções. Em vez de apontar o erro, faça seu filho refletir sobre a atividade com perguntas como “Você pesquisou no seu material?” ou “Acha que essa resposta está correta?”.
O que atrapalha
- Fazer a lição cada dia em um horário diferente, pois isso interfere na criação do hábito de estudar.
- Conduzir o exercício no lugar dele. Você pode ajudar a ler e compreender enunciados, mas nada de dar a resposta, ok?
- Cobrar demais. É preciso conter a ansiedade e permitir que a criança faça as coisas no tempo dela. Errar faz parte!
Fonte: www.revistacrescer.globo.com
Qual a importância de ensinar a resolução de problemas na escola para o
Notícia AnteriorColégio Objetivo de Santa Bárbara d Oeste funcionará no Vic Center a
Próxima notícia