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Depois da inseguranças das primeiras semanas de adaptação, vem a dúvida: será que eu escolhi a escola certa para o meu filho? A resposta pode ser mais simples do que você imagina: basta observar como a criança se comporta no colégio e como ela reage diante das tarefas que envolvem a vida escolar. Confira alguns sinais que podem ajudar a identificar se seu filho está feliz e bem adaptado à escola:
Ele conversa sobre a escola
Essa costuma ser a primeira pista para identificar quando as coisas vão bem. Crianças adaptadas ao colégio conversam sobre o que têm aprendido, contam detalhes sobre as atividades do dia e mostram interesse em manter as amizades mesmo fora do ambiente escolar. Por isso, é importante incentivar que seu filho fale sobre a rotina: são nessas pequenas conversas que detectamos se há algo de errado. Uma dica é introduzir esses bate-papos de forma leve e lúdica. Que tal propor um jogo em que cada um conta uma coisa diferente que fez durante o dia? É uma boa maneira de começar!
Ele está bem adaptado à rotina
Nos primeiros dois meses de adaptação escolar, é comum que as crianças estranhem a rotina e tenham dificuldade para se acostumar aos compromissos. Aos poucos, as reclamações para acordar, se arrumar e ir para o colégio vão diminuindo e as inseguranças vão passando. Se seu filho cumpre as tarefas diárias sem enrolar ou arrumar desculpas, quer dizer que ele se sente confortável com a rotina da escola e da família.
Ele sente prazer em ir para a escola
Seu filho se empolga com a ideia de participar dos eventos da escola e encontrar os amiguinhos? Ponto positivo! Por mais que vez ou outra solte uma reclamação aqui e ali, demonstrar vontade de participar das atividades do colégio é um ótimo sinal. Isso significa que ele sente segurança tanto no ambiente quanto nas pessoas com quem convive.
Ele tem uma boa relação com os amigos e confia nos funcionários da escola
Quer saber se seu filho está bem integrado à escola? Observe como ele se relaciona com os colegas e os funcionários do colégio. Quando as crianças se sentem confortáveis em um ambiente, elas criam vínculos e interagem com as pessoas ao redor. E elas não precisam saber falar para demonstrarem essa segurança. Se elas dão a mão para o amiguinho ou pedem colo para os professores, por exemplo, já é uma demonstração de que ali ela se sente protegida e feliz.
Ele demonstra estar desenvolvendo novas habilidades
Antes de tudo é importante lembrar que rendimento pouco diz sobre a adaptação escolar das crianças. Se seu filho não vai bem nas avaliações, isso não significa que ele não se sinta bem no colégio. É preciso observar outros sinais antes de tirar essa conclusão e tomar qualquer atitude mais séria. Converse com os educadores e coordenadores e tente entender a origem do problema da dificuldade de aprendizagem. E lembre-se: o mais importante é que seu filho esteja desenvolvendo habilidades motoras, sociais e comunicacionais. Essas, sim, são um sinal e tanto de que ele está confortável e feliz no ambiente escolar.
Fonte: www.revistacrescer.globo.com
Colégio Objetivo Santa Barbara D’ Oeste, trabalho pautado no respeito à criança como individuo livre, pensante e capaz, construindo sua evolução e autonomia.
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