Home Notícias
“Ele é tão novinho para ir à escola!” Quem nunca ouviu uma frase desse tipo ou mesmo não disse isso para si mesmo? É comum acreditar que matricular o filho em uma creche, berçário ou escola com poucos anos de vida seja algo negativo. Ledo engano. Pelo menos de acordo com as pesquisas. Há bastante tempo já se sabe que o convívio em ambiente escolar é benéfico para a criança. Agora, um novo estudo vem reforçar essa ideia.
Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acompanharam 6 mil crianças de 2 a 7 anos e concluíram que as que entraram na escola mais cedo tiveram resultados positivos e muito significativos no desenvolvimento emocional e da linguagem. Segundo os cientistas, por mais rica que seja a aprendizagem promovida em casa, com babá ou outros cuidadores, a instituição de ensino traz benefícios ainda maiores.
“O resultado desse estudo era esperado. A criança de 2 anos está em fase de ampliação de mundo: já fala, se locomove e precisa explorar. Ficar somente dentro de casa é muito limitado”, comenta Ana Cassia Maturano, psicóloga clínica e coautora do livro Puericultura: Princípios e Práticas (Ed. Atheneu).
“Uma babá geralmente cuida das necessidades básicas, como alimentação, higiene e sono. Ela também brinca e interage, mas pouco. Já a escola é um espaço em que a criança aprende a dividir, convive com outras crianças, se depara com diferentes situações e desafios e tem atividades mais estruturadas”, explica a psicóloga.
Fonte: www.revistacrescer.globo.com
10 receitas para fazer com os filhos nas férias.
Notícia AnteriorA importância da leitura na educação infantil
Próxima notícia